Trabalhamos no desenvolvimento de novos catalisadores para a produção de biocombustíveis e produtos químicos derivados de biomassa. Exploramos a utilização de enzimas em processos de produção de biocombustíveis e outros produtos. A catálise é um campo em constante evolução, e estamos comprometidos em pesquisar e desenvolver soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis para a produção de energia renovável.
As reações catalisadas química e bioquimicamente são fundamentais no desenvolvimento de processos de produção de biocombustíveis e outros produtos derivados de biomassa. A catálise é o processo pelo qual uma substância (o catalisador) acelera a velocidade de uma reação química sem ser consumida por ela. A catálise bioquímica, por sua vez, ocorre em sistemas biológicos, onde enzimas atuam como catalisadores.
Na produção de biocombustíveis, as reações catalisadas químicamente são usadas para transformar matérias-primas em compostos úteis, como o etanol. Uma das reações mais importantes é a hidrólise enzimática da celulose, que quebra as moléculas de celulose em açúcares menores, que podem ser fermentados para produzir etanol. Além disso, a produção de biodiesel também envolve reações químicas catalisadas por ácidos ou bases.
Já a catálise bioquímica é essencial na produção de compostos como aminoácidos e ácidos orgânicos. As enzimas são utilizadas como catalisadores para acelerar as reações metabólicas em células vivas, resultando na produção desses compostos. A fermentação, por exemplo, é um processo bioquímico que ocorre na produção de etanol, onde a enzima sacarase quebra as moléculas de sacarose em glicose e frutose, que então são fermentadas por leveduras para produzir etanol.
E-renova – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Energias Renováveis | Política de Privacidade | Projeto web: Agência CWS