Responsável: Prof. Dirceu Noriler
Email: dnoriler@unicamp.br
Em 1984 foi criado na antiga Faculdade de Engenharia de Campinas da UNICAMP o Laboratório de Modelagem e Simulação de Processos Químicos (LMSPQ), atualmente Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe). Desde a sua criação, o laboratório preocupou-se em realizar projetos de pesquisa aplicados em parceria com a Indústrias Química – um velho sonho de integração entre Empresa e Universidade. O retrospecto do LMSPQ evidencia nas suas atividades de pesquisa que esta integração é factível. Os três primeiros projetos realizados no laboratório foram financiados pelo CNPq e FAPESP. Ao todo o laboratório conseguiu, ao longo dos anos, recursos financeiros para a execução de mais de 50 projetos, diversos financiados por indústrias tais como Petrobras, Basf, Rhodia, Ripasa S.A. e Votorantim. O PQGe vem contribuindo para a formação de novos pesquisadores na área de tecnologia de ponta, como redes neurais aplicadas à processos químicos e biotecnológicos e Fluidodinâmica Computacional em processos químicos.
Em meados de 2005, com a tradição dos vários cursos sob responsabilidade do Prof. Dr. Milton Mori, fundador do PQGe, na área de marketing, empresas e serviços, o laboratório investiu na área de gestão empresarial, incentivando a criação de uma nova área no PQGe, sob coordenação da pesquisadora Dra. Liliane de Queiroz Antonio. A área de gestão empresarial consolidou projetos junto à Votorantin Cimentos, tais como o Projeto Inclusão Digital na Cadeia de Valor da Fabricação do Cimento, o Projeto Taxonomia do Conhecimento Relativo ao Processo de Fabricação do Cimento e Gestão do Conhecimento e o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Formação de Profissionais para a Indústria Cimenteira.
Atualmente, com a aposentadoria do Prof. Dr. Milton Mori, o laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Dirceu Noriler. Trabalhos de desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos nas áreas de refino de petróleo e produção de nanopartículas e nanomateriais são desenvolvidos, com enfoque na aplicação de Fluidodinâmica Computacional.
O Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe), em âmbito de suas atividades de pesquisa, valoriza parcerias com empresas privadas, estatais e universidades brasileiras e internacionais. Buscamos parcerias na área de modelagem e simulação de processos químicos via Fluidodinâmica Computacional (CFD).
Dentre as empresas parceiras, a Petrobras é responsável por grande parte dos investimentos em infra-estrutura e na na formação de estudantes em nível de iniciação cientifica, mestrado e doutorado do laboratório. Desde sua criação, a parcerias com Petrobras/Cenpes e Petrobras/SIX tiveram como objetivo a execução de pesquisas relacionadas com ciclones, risers, regeneradores e projetos de viabilização de reatores Fischer-Tropsch. Além da Petrobras, o laboratório realizou projetos com empresas como BASF, Votorantim Cimentos, Ripasa e Greco-Enfil Equipamentos Termoindustriais Ltda.
Para fins de pesquisa de interesse comum entre as partes, a equipe mantém ainda relações estreitas com a Universidade de São Paulo, a Universidade Regional de Blumenau, a Universidade Federal de Uberlândia e com a Universidade de Bremen (Alemanha).
Por fim, para manutenção e desenvolvimento tanto da infra-estrutura quanto da equipe do laboratório, recursos provenientes de agências de fomento são de fundamental importância. Atualmente, as agências CAPES, CNPq, FAPESP e FAEPEX têm subsidiados as pesquisas do grupo.
O laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe) vêm contribuindo para a formação de recursos humanos na aplicação de Fluidodinâmica Computacional em Engenharia de Processos. Concentra suas atividades de pesquisa em “Escoamentos Multifásicos Reativos” com foco nos processos de produção, manipulação e condicionamento de fases dispersas na forma de gás, líquido ou sólido tais como pós, partículas, gotas e bolhas. Em particular, a modelagem e simulação por meio da Fluidodinâmica Computacional (CFD) dos processos que envolvem forte interação na interface entre a fase dispersa e o fluido ao seu redor caracterizado pela transferência simultânea de quantidade, movimento, calor e massa.
Importantes aplicações nesta área que têm ganhado atenção dos pesquisadores do PQGe são os processos que envolvem pulverização e atomização de líquidos complexos para produção de pós metálicos, aglomeração e recobrimento de partículas. Já os sistemas particulados estudados têm aplicações preferenciais no transporte pneumático, na fluidização e nos leitos fixo. Colunas de bolhas também são alvos de estudo do grupo de pesquisa.
Já os setores que incorporam processos em escoamento multifásicos reativos de expertise da equipe de pesquisadores do PQGe são: o setor de Óleo & Gás, com tradição em desenvolver projetos na área de refino de petróleo, especialmente o processo de Craqueamento Catalítico Fluido (FCC) e Hidrotratamento (HDT); Energia Renováveis e Transição Energética, como a rota etílica ou a pirólise de biomassa; e, por fim, no desenvolvimento de nanomateriais e microdispositivos, como a produção de nanopartículas de pós metálicos aplicados a catálise ou no aplicação de dispositivos microfluídicos para utilizado em análises clínicas.
Além disso, o PQGe tem uma linha de pesquisa básica que procura identificar por meio de simulações numéricas detalhadas e ensaios experimentais aspectos fenomenológicos da interações entre entes discretos (bolhas, gotas e partículas) entre si e com o fluido ao seu redor a fim de compreendê-los e aprimorar seus modelos constitutivos.
O Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe) da UNICAMP dispõe de uma infraestrutura compatível com as atividades científicas desenvolvidas, além de recursos humanos altamente qualificados e com experiência em suas áreas de atuação.
O PQGe conta com dois ambientes para o desenvolvimento de atividades de pesquisa computacional, totalizando 200m², bem como um ambiente para realização de experimentos físicos com 60m².
Hardware:
Software:
Measuring devices:
Bench Experiments:
Modelagem matemática e simulação numérica de escoamentos multifásicos reativos:
O objetivo geral deste projeto, no contexto de pesquisa aplicada, é a execução de atividades de aprofundamento científico na compreensão dos fenômenos associados aos escoamentos multifásicos reativos em condição de turbulência, norteados pelo interesse industrial. Com a conjunção entre a simulação numérica e a representação física dos fenômenos em escala reduzida, pretende-se validar modelos matemáticos que orientem a elaboração de diagnósticos para anomalias operacionais e de alternativas para melhorias de desempenho dos processos, acelerando a conexão das atividades científicas com a aplicação tecnológica dos resultados.
Simulação de turbulência em largas escalas e modelo de composição para produção de nanopartículas via pirólise em spray flamejante
Materiais nanoestruturados despertam interesse devido às suas características únicas desejadas em diversas áreas de aplicação, tais como catálise, pigmentação, farmacêutica e alimentos. Quando comparada com outras técnicas, a Pirólise em Spray Flamejante (FSP) tem potencial para produção eficiente e barata de nanopartículas de alta pureza e estreita faixa de distribuição de tamanhos. O escalonamento desse processo, assim como sua utilização na produção de novos materiais, exige amplo conhecimento a respeito dos fenômenos nele envolvidos e, para tanto, modelos matemáticos validados são cruciais. Em estudos anteriores já foram apresentados modelos capazes de fornecer resultados a respeito da temperatura da chama e até mesmo distribuição de tamanho das partículas com o uso de balanços populacionais. No entanto, ainda não se pode considerar que o processo FSP é compreendido em sua amplitude. Para tanto, um primeiro passo é o aumento da resolução com que a turbulência é resolvida com o objetivo de se obter maior precisão na descrição matemática. Além disso, ainda não se dispõe de um modelo capaz de prever a composição de nanopartículas multicomponente produzidas por meio FSP de dupla chama. Este projeto visa abordar estas questões utilizando técnicas de CFD acopladas a balanços populacionais multivariados, com foco no uso de códigos abertos. Uma análise sistemática da influência de diferentes parâmetros de processo e métodos de solução da equação de balanço populacional é também visada. Esta proposta dá continuidade a linha de pesquisa em síntese em aplicações de nanopartículas de óxido metálicos da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas e fortalece a cooperação internacional entre esta instituição e a Universidade de Bremen, na Alemanha. Ao final deste projeto, são esperadas publicações em revistas internacionais e em congressos.
Órgão Financiador: FAPESP
Avaliação de internos de riser de FCC através de análise numérica utilizando abordagem cinética baseada em lumping orientado por estruturas (SOL) acoplado às técnicas de fluidodinâmica computacional (CFD)
O objetivo principal deste projeto é obter uma metodologia que incorpore o desenvolvimento de mecanismos cinético baseados em lumping orientados por estruturas (SOL) acoplados as técnicas de CFD a fim de determinar o efeito no desempenho de internos de risers de FCC sob os principais produtos gerados.
Órgão Financiador: ANP/PETROBRAS
Simulação de unidades de hidrogenação seletiva (SHU) utilizando técnicas de fluidodin mica computacional em plataforma open source
O Objetivo deste trabalho é modelar o escoamento multifásico reativo no interior de reatores industriais de unidades de hidrogenação seletiva (SHU) e desenvolver metodologia de solução baseada na plataforma de fluidodinâmica computacional (CFD) OpenFOAM de código livre e aberto. O modelo matemático será elaborado baseado em uma abordagem Euleriana-Euleriana em meio poroso, onde a resistência que o meio poroso exerce sobre o escoamento gás-líquido é incorporado ao modelo por meio de força resistiva semi-empírica do tipo Lei de Ergun. Transferência de calor e massa gás-líquido serão considerados enquanto que os efeitos de transferência de massa interna e externa à partícula sobre as reações químicas serão considerados através do conceito de efetividade. Quantidades termodinâmicas serão calculadas através de equações de estado cúbicas e a mistura real será representada por uma mistura de espécies substitutas. Espera-se ao final deste projeto modelar e implementar o sistema polifásico reativo presente nos reatores de hidrotratamento de misturas complexas do processamento de petróleo em plataforma de código computacional de código livre e aberto a fim de oferecer ao setor de óleo e gás natural uma metodologia computacional livre de custos para análise e simulação de processos.
Órgão Financiador: ANP/PETROBRAS
Studies on atomization and sprays systems for industrial applications
São propostas atividades coordenadas de pesquisa na forma de intercâmbio de pesquisadores doutorandos e pós-doutorandos que realizarão pesquisas experimentais e computacionais com o objetivo de contribuir para o campo de sistemas de atomização e pulverização para aplicações industriais.
Órgão Financiador: CAPES/DAAD
Pedro Elias Muniz Peres.
Estudo da Influência do Distribuidor de Entrada em Reatores de Leito Gotejante Utilizados na Hidrogenação Seletiva de Diolefinas em Nafta via Fluidodinâmica Computacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Fabio Henrique Bastiani.
Modelagem e Simulação da Formação de Negro de Fumo em Reatores FSP. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Breno Ribeiro Mascarenhas.
Análise via CFD do Escoamento Monofásico e Bifásico do tipo Gás-Líquido Através de Placas de Orifício. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Millene Prado.
Análise da Distribuição de Tamanhos do Negro de Fumo Produzidos em Reatores FSP. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas, Fundo de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão.
Felipe Queiroz Mendes.
Modelagem e Simulação de Sistemas Gás-Sólido Polidispersos: Ciclones de Alta Carga. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Fernanda Dassiê Rangel.
A Polidispersividade de Nanopartículas Produzidas por Pirólise em Spray Flamejante Sujeitas a Nucleação, Aglomeração e Sinterização Simultâneas pela Solução de uma Equação de Balanço Populacional Bivariada. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas.
Alcino Antunes da Silva Neto.
Modelagem Matemática da Reação de Hidrogenação Parcial de Benzeno em Fase Líquida na Presença de Catalisadores de Ru/alpha-Al2O3. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Celso Murilo dos Santos.
Estudo numérico-experimental da análise de frequência em escoamentos gás-líquido em dutos e trocadores de calor. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Arthur Lobato Silva Carvalho.
Modelagem matemática e simulação numérica de reatores de polimerização de polietileno e polipropileno utilizando ferramentas de Fluido Dinâmica Computacional. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Gilberto Ribeiro Pinto Júnior.
Modelagem Multifásica de Tanques de Petróleo. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Fabio Henrique Bastiani.
Sobre a Distribuição de Tamanhos de Gotas Produzidas em Bicos Atomizadores Utilizados em Reatores de Spray Flamejante. Início: 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Elmar Anton Schnorr.
Modelagem Matemática Baseada em Fluidodinâmica Computacional da Gaseificação de Biomassa e Resíduos Sólidos. Início: 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Anna Luísa Ribeiro Miguel.
Modelagem e Simulação 1D de Reatores Risers de FCC. Início: 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Pedro Bianchi Neto.
Avanço na Modelagem e Simulação da Produção de Nanopartículas via FSP. Início: 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Bruna Iten Bittelbrunn.
Desenvolvimento de Biossensor Microfluídico por Simulação Numérica. Início: 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Felipe Queiroz Mendes.
Análise da Polidispersividade de Partículas em Leito Fluidizado por Fluidodinâmica Computacional: O Caso do Regenerador de FCC. Início: 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
Nadine Zandoná Rafagnim.
Modelagem e Simulação da Produção de Nanopartículas Multicomponente em Reatores FSP de Dupla Chama. Início: 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas
DANTAS, T. S. S. ; SOCCOL, R. ; COSTA, K. K. ; NORILER, D. . Reconstrução Molecular Estendida para Gasóleo Nacionais (RMEGN). 2020.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512020002910-8, data de registro: 01/12/2020, título: “Reconstrução Molecular Estendida para Gasóleo Nacionais (RMEGN)” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
E-renova – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Energias Renováveis | Política de Privacidade | Projeto web: Agência CWS